Em todos estes anos que atendo terapia, diversas pessoas tem me feito uma pergunta em comum.

“É possivel se livrar de uma vez por todas de um vício?”

Nesta busca que tenho feito descobri varias formas de contornar este estado limitante pelo qual a pessoa com vício se encontra, desde tratamentos convencionais e céticos até os mais misticos e mirabolantes. As pessoas que me conhecem bem sabem que trabalho com diversas técnicas, e que sou muito criterioso e cético na escolha do que estou trabalhando, lembro me ainda que a muitos anos atrás, quando fiz a formação em terapias holísticas que ocorreu o seguinte fato:

 

Estavamos indo muito bem com o curso, já tinhamos aprendidos diversas técnicas de massagens, desde a massagem clássica tradicional até shiatzu, passando pelo seitai, enfim já tinhamos no currículo umas 8 técnicas, e entramos nas massagens indianas, quando na primeira aula o professor Miguel Diniz nos apresenta a radiestesia e radiônica, que consistia em usar uma técnica ao qual se investiga um determinado acúmulo de energia da pessoa, e através de aparelhos, se reestabelece o fluxo da energia vital de uma pessoa. Confesso que na hora que vi a proposta da aula, meu lado racional falou mais alto, e comentei com o Jean que estava ao lado, que eu ia fazer essa aula só para não destoar da turma. Depois das explicações partiu a turma toda para os experimentos que consistia em deixar um modelo deitado e perguntar mentalmente para os chacras da pessoa e investigar se estava tudo bem, e obter a resposta através do pêndulo, fizemos grupos de quatro participantes, e no meu grupo ficou Sandra (na época minha noiva), Cleide (nossa amiga), Marcos(meu irmão) e Jean (quase irmão), os dois ultimos tão céticos quanto eu a tudo que estava acontecendo, mas nos divertindo muito. Deitada na maca como primeiro modelo foi a Sandra, fiquei observando a Cleide fazer os procedimentos nela, enquanto Marcos e Jean brincavam com a turma mais entusiasmada na sala ao lado. Notei que em quase todos os pontos dos chacras o pendulo ficou normal enquanto Cleide investigava qualquer disturbio na sandra, exceto dois na garganta-Laringeo) (estagnou) , e na altura do pubis – kundalini (girou ao contrario), achei intrigante pois apesar da Sandra não ter comentado com outros da turma, eu sabia que ela estava com a garganta inflamada, e que estava passando por um tratamento ginecológico. 

Sem comentar com outros aquela observação prossegui a aula conforme combinado, fazendo desta vez eu mesmo os procedimentos na Sandra, e  advinhe? isso mesmo o resultado foi idêntico ao da Cleide, mesmo eu refazendo duas vezes e confesso que torcendo para dar errado. Chamei então Jean e Marcos que estavam na sala ao lado, e já com um sorriso amarelo, pedi que fizessem o mesmo separado sem comentar nossos resultados, e incrivelmente para minhas crenças racionais vimos que os resultados eram todos iguais. Imediatamente me deitei na maca servindo como modelo para que eles separadamente fizessem a investigação em mim, e ocorreu que os resultados foram iguais para todos, somente em um ponto ficou estagnado, o mesmo ponto para todos, fizemos os testes com os demais da turma todas as vezes separadamente, só comentando os resultados no final, e todos foram idênticos.

Rimos muito daquela coisa “macabra”, e pensei que se estivessemos nos tempos das cruzadas, já seriamos candidatos a fogueira. Estava alí quebrado para mim uma coisa que eu considerava muito importante, o sistema de crenças na ciência.

Ocorre que talvez muitos não passaram por uma experiência de referência ainda que abalassem suas crenças no ceticismo, então ainda não estão preparados para dar um passo além do que a ciência tradicional propôs, sinto te informar, mas isto é só um sistema de crenças e crença é tudo que acreditamos sem razão de existir.

Caso ainda não esteja preparado para desafiar suas crenças, este artigo acaba por aqui! Obrigado pela leitura!

Não desisitiu ainda?

A ciência esta sempre certa. Fique com isso e procure outra leitura……ou…..

Você conhece John Dalton?, em 1803, criou um modelo que retomava o antigo conceito dos gregos. Ele imaginou o átomo como uma pequena esfera, ele postulou o primeiro modelo atômico utilizado pela ciência, onde dizia que o átomo era a menor partícula da matéria, que era indivisifel e que era a composição ínfima da matéria, em 1908 surgiu o Modelo atômico de Rutherford,que  demonstrou, ainda, que praticamente toda a massa do átomo fica concentrada na pequena região do núcleo. Dois anos depois, o cientista dinamarquês Niels Bohr o completou, criando o que hoje é chamado modelo planetário. (aquele que aprendemos na escola lembra?), a partir desta nova descoberta foram criados varios materiais, como o plástico, combustíveis, novos materiais, tornando possível o aperfeiçoamentos em várias areas da ciência.

Ou que isso tem a ver comigo? e minhas crenças? você deve estar se perguntando neste momento? isso se não pulou direto para este paragrafo deixando o papo nerd sem conexão…

Ocorre que em 1932, Heisenberg recebeu o Nobel de Física pela “criação da mecânica quântica, cuja aplicação possibilitou, entre outras, a descoberta das formas alotrópicas do hidrogênio”, e recentemente com o advento da quântica, provou-se que os modelos anteriores do átomo estavam errados.

Então caro incrédulo leitor, isto serve para você que tem uma teoria racional e científica entender que a ciência é só um modelo que usamos para lidar com o mundo real, pois pelo que sei depois desta descoberta os átomos de plástico que haviam antes continuam existindo, nenhum material anterior se dissolveu depois que foi comprovado que a teoria proposta antes estava errada.

Quero informar para quem chegou aqui que a ciência é um modelo de crenças, baseado em análise, e essa análise é baseada em um modelo ou um sistema de crenças, entendeu? nem eu… leia novamente, talvez entenda (também fiz isso). Um sistema de crenças é um conjunto de crenças que se interrelacionam para que elas existam como um modelo… entendeu agora? então vamos continuar…

Chegamos no ponto que te trouxe até esta leitura. É possível livrar-se de vez dos Vícios?

Sim meu caro leitor (UFA! porque não falou antes?) ocorre que assim como as crenças, ou um sistema de crenças, as emoções são somente pensamentos, e alguém aí conhece um pensamento que não possa ser mudado? ou você ainda acredita em papai noel?

O que ocorre é que para mudar um sistema de crenças como o vício, é preciso mudar não só um pensamento, mais vários pensamentos que se sustentam, e criam uma identidade para o viciado.

Como fazer isso? aí vem o desafio de um bom terapeuta, mudar as crenças que criaram este estado limitante, e tornar possível uma identidade livre do vício.

Mas para qual tipo de vício? drogas, álcool, jogos? para qual vício isto funciona?

Isto é assunto para outro artigo….

 

Obrigado pela leitura! outro dia nos encontramos.!

0 resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *