Modelos mentais definem como cada indivíduo irá perceber o que está acontecendo à sua volta, como irá se sentir com isso, como ele pensa e, finalmente como irá agir. Ele é resultante de todas experiências, história de vida e situações que cada um de nós tivemos.
Dessa forma, por natureza uma equipe possui pessoas de áreas diferentes, com conhecimentos diferentes e que pensam de maneiras diferentes, chegando a conflitos e incertezas, mas tudo isso acontece porque todos possuem modelos mentais diferentes.
Para Peter M. Senge, a definição de modelos mentais se caracteriza como pressupostos profundamente arraigados, generalizações, ilustrações, imagens ou histórias que influem as nossas maneira de compreender o mundo e nele agir, pensando dessa forma podemos refletir esses modelos mentais dentro do trabalho em equipe. Primeiramente aceitar que pessoas pensam de maneiras diferentes, e não encarar isso de maneira negativa, mas sim positiva porque abre uma margem para usar estes modelos em favor da equipe e resolução de problemas. Um gestor pode trabalhar modelos mentais diferentes em um problema e chegar a uma solução mais rapidamente e com uma qualidade superior.
Trabalhar modelos mentais é uma oportunidade dentro de qualquer projeto ou trabalho para ganhar produtividade, qualidade, engajamento e satisfação, mas se não for bem aplicada pode gerar exatamente o oposto, gerando o desgaste da equipe.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *