“Carícias” são estímulos sociais dirigidos de um ser vivo a outro, o qual, por sua vez, reconhece a existência daquele.” Kertész, Roberto. Análise Transacional

Quando falamos em carícias, o pensamento que nos ocorre é que elas são um abraço, um afago, um beijo ou algo relacionado ao toque físico prazeroso. Generalizamos a palavra “carícia” para caracterizar os estímulos dirigidos a outro ser ou a si mesmo e as suas reações. Veremos as várias formas de carícias e seus efeitos, que podem ser positivos ou negativos, pois ” a cada ação corresponde uma reação” (Física ― 3ª lei de Newton Galileo).

A Análise TransacionalAT, método psicológico criado em 1958, pelo psiquiatra canadense Eric Berne utiliza o termo inglês “Strokes” que significa simultâneamente estímulo e toque. Ela estuda a forma como as pessoas sentem, pensam, agem e se relacionam ― analisa as trocas ou transações de estímulos e respostas entre indivíduos. Em AT, uma “transação” é, na verdade, qualquer “movimento ou ação que uma pessoa empreende no seu relacionamento com os outros, provocando outro movimento ou ação de volta”.

Para melhor compreensão usaremos a palavra “Carícia” representando “Strokes“: toque, afago, estímulo.
Carícia é a unidade de reconhecimento humano. Começa antes do nascimento, com o toque físico, o som da voz materna etc. Segundo Verny, o melhor sentimento que o ser humano pode experimentar é ser amado e acolhido antes de nascer. (Thomas Verny – “A vida Secreta da criança antes de nascer” 1989)

O ser humano busca constantemente a felicidade. Como diz a Bíblia: “Nem só de pão viverá o homem...”. Os humanos têm outras fomes, tão importantes como o alimento e abrigo, necessitam de outros nutrientes para sentirem-se saciados. Temos  fome de estímulos (necessidade de sensações físicas dos sentidos: olfato, tato, visão, paladar e audição); fome de contato,  de reconhecimento ― os seres vivos
não sobrevivem à indiferença ou abandono ― qualquer forma de estímulo, mesmo que negativo (Levine), leva o indivíduo a perceber-se vivo, nem que para isto tenha que ficar doente.

As “Carícias” são importantes porque podem satisfazer essas fomes. O toque físico é o mais potente meio de reconhecimento, entretanto, com o passar dos anos, o toque físico é substituído por outras formas de carícia, que podem ser classificadas em :

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *