A Certeza está na IncertezaElisangela Frontino

 Por: Elisangela Frontino

No dia a dia conversando com as pessoas e isso é uma das coisas que mais faço, pois a minha atuação na vida é de uma forma direta ou indireta contribuir para a expansão da consciência humana. E faço isso com muito amor e apreciação pois, hoje compreendo a profundidade,  o que o outro pode obter como cura no sentido mais amplo da palavra ao expandir sua consciência. Evolução da consciência não quer dizer um caminho onde você vai para algum lugar, é um caminho de volta, retorno para si mesmo, perceber aquilo que está em você  e  quem é você.

Entre esses bate papos é interessante o que tenho observado que entre as diferenças, há algo em comum em grande parte das pessoas que me chamou a atenção. A busca pela “certeza” e “segurança” é prioridade no foco da maior parte das pessoas. E sendo isso também uma das causas do sofrimento e prisão que vivem. Há uma necessidade de ter certeza de quanto irão ganhar no final do mês, uma certeza de que o seu relacionamento conjugal durará até que a morte os separe, certeza de emprego certo. Precisam ter certeza de que o que esperam e calcularam será exatamente aquilo, se não entram em estado de ansiedade, gerando stresse.Duvida duvida macaco Mas, o interessante é que em suas palavras elas deixam escapar também o desejo de se libertar de um relacionamento no qual não estão mais felizes, no fixo que ganham para garantir somente o pagar contas, e na ilusão da sua certeza experimentam stresse por não estarem vivendo como realmente gostariam  e sim sobrevivendo porque suas escolhas foram feitas baseadas no medo.

Desde muito cedo fomos condicionados, treinados a viver de determinada maneira, acreditando ser o “certo” e “seguro”. A palavra incerteza para nossa mente não soa de forma agradável. Mas, a beleza, a grandeza e o sentido da vida está na incerteza. Se o certo fosse certo poderia engessar e matar o seus sonhos. Aprenda a questionar a si mesmo quando se perceber se dando a sentença final  dizendo que a vida é assim mesmo, o país está em crise, o mundo é uma violência, só irei melhorar de vida quando o governo mudar, não posso, não sou bom o suficiente. Quem ou o que fala isso por você?

É na incerteza, que temos a oportunidade de mudar uma realidade que não queremos mais viver. Mas, se você ainda gosta de ter certeza e está apegado a ela, imagine você com a certeza do diagnóstico do médico dizendo que você vai morrer dentro de tantos dias, pois o seu câncer não tem cura. Ou por você ter nascido em uma família de pouco recurso financeiro e é certo que a sua vida também será assim e por aí vai…

Eu sinto muito em te dizer mas, eu tenho uma triste notícia para você: A certeza para se sentir seguro que você busca não existe em si, a única certeza que podemos ter é o tempo do “agora”, é a única coisa que de fato temos. O passado não existe e o futuro pode não existir.

Ao contrário do que muitos pensam viver na incerteza não é viver na dúvida, ser irresponsável com sua vida e inconsequente em suas escolhas, mas estar no campo duvida cabeçadas possibilidades. A boa notícia é que nada na vida é certo. Então viver na incerteza nada mais é que estar consciente que aquilo que um dia você mesmo decretou como certo e imutável sobre uma “realidade” que contaram para você sobre si mesmo, o dinheiro, o tempo, as pessoas, enfim sobre esta segurança que engessa impedindo o movimento da vida, ela pode ser incerta no sentido de criar novas possibilidades, levando-o a viver com liberdade e prosperidade que é o desejo do “ser”.

Talvez agora, mudando sua percepção em relação a incerteza , esta palavra não soe mais como dúvida sobre a possibilidade de conseguir ou não aquilo que anseia. Agora ela pode significar o poder de quebrar correntes e saltar para o campo da potencialidade pura.

Artigo elaborado e gentilmente cedido por: Elisangela Frontino

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *