VOCÊ É UM IDEAL OU É REAL?

Supleno PNL

Você é um Ideal ou é Real?

– Por Elisangela Frontino

Você tem dificuldade de dizer não quando lhe pedem algo? Assume responsabilidades que não são suas, muitas vezes se prejudicando para ajudar o outro? Tem dificuldade em se expressar livremente, de falar o que sente, o que pensa? Dificuldade de tomar decisões?Supleno Mordaça

Se você respondeu sim, pelo menos a uma dessas perguntas, eu tenho uma notícia para você: A necessidade de ser aprovado, o medo de ser rejeitado o leva a ter comportamentos contra si mesmo, contra a sua expressão natural. Muito cedo aprendemos a nos deformar a partir da educação que na intenção positiva dos pais, castra a criança e ao se tornar adulta, recursos tão importantes que trazemos conosco como autenticidade, criatividade e autoestima adormecem dentro de nós.

Somos treinados para confiar mais nos outros do que em nós mesmos. E assim nos tornamos dependentes, presos como escravos emocionalmente do outro.

Algo comum que acontece e talvez você que está lendo agora já passou por isso. As famosas comparações que fazem conosco, onde dizem coisas do tipo: Está vendo, você deveria ser como ele, inteligente….Olha que exemplo, você deveria ser assim….

Crescemos e muitas vezes, essas coisas ficam dentro de nós, nos levando a acreditar que o outro é melhor do que nós, que não somos bons o suficiente.Temos a sensação que parece que existe algo de errado conosco. Este é um dos sintomas que nos leva a nos distanciar de nós mesmos, agindo de determinada maneira para ser aceito, para corresponder as expectativas que um dia esperaram de você.

Supleno Vergonha Acusação JulgamentoQuando se perceber dizendo: Não posso fazer isso. O que irão pensar de mim? Não posso falar o que penso, o que sinto, seguir tal carreira, podem falar mal de mim, tenho medo da reação das pessoas e por aí vai…..Lêmbre-se: Você foi moldado, enquadrado a viver de determinada maneira para corresponder uma idéia que esperavam que você fosse para eles e não para você mesmo.

Grande parte do sofrimento é a não aceitação de si mesmo. Um dia te olharam de uma forma deformada e você acreditou e assumiu esta visão como sendo você. Ora, você se olha como os outros te olharam e não como realmente é, um Ser com potencial extraordinário.

Quem é você? Talvez você nem saiba responder, não é mesmo? Se sente confuso com valores e crenças que lhe foram passados, valores esses que não te promove, muito pelo contrário, te reduz. Mas, tudo isso não teria problema se não tivesse um Ser aí dentro de você que quer viver de verdade, sendo você mesmo.

O que te impede de se libertar? Você já se fez esta pergunta?

Supleno Aprovação
Esta resposta está aí dento de você. Esta descoberta  será o princípio em que perceberá que a aprovação que você sempre buscou nos outros nunca o preencheu de verdade, é uma armadilha, uma ilusão. A aceitação e reconhecimento só acontecerá quando você mesmo o fizer. Quando este fenômeno acontecer dentro de você, então se sentirá
real para si mesmo e não mais um ideal para os outros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *