Motive seus funcionários!

Motive seus funcionários!

motivação-de -funcionários

Um gerente, levando todas as tarefas dele a um denominador, tem de obter resultados. Para realizá-lo precisa persuadir sua equipe a agir – para fazê-lo precisa de motivação.

A psicologia moderna entre as ferramentas dos que dispõe tem umas técnicas fáceis e eficazes de motivação que ajudam a incentivar as pessoas. Seguem as mais importantes.

Encontre um motivo

A palavra “motivação” vem da palavra latina “motivum” que significa “motivo, razão”. Se você encontrar um motivo adequado, estará motivado. As seguintes perguntas serão úteis para motivar-se: Por que você quer alcançá-lo? Por que vale a pena fazer isso? Por que temos que lidar com isso?

Comprometa-se

Os estudos mostram que o fato de falar sobre seu objetivo aos seus familiares ou a um amigo aumenta a probabilidade de realizá-lo. A quem, então, você vai assegurar que alcançará o objetivo? Em uma reunião de toda a equipe cada uma das pessoas pode contar os planos dela aos outros, convidar um diretor será um incentivo adicional.

Elimine as distrações

Usando o Princípio de Pareto na motivação, o 20% de todas as coisas consome o 80% do tempo. Faça uma lista das coisas que lhe roubam tempo e nas quais você perde a maior parte de sua energia e substitua-as com ações alternativas. Em vez de usar a internet de forma improdutiva, faça todas as tarefas enumeradas na lista que você tem preparado. Não adie as coisas, faça-as agora.

Você consegue

A convicção de suas próprias competências lhe dá um sentimento de autoconfiança que constitui um fundamento para todas as ações. Para saber se você consegue fazer algo, encontre pelo menos três razões que vão mostrar que você é capaz de realizá-lo.

Livre-se das sabotagens

Entre as 9 causas que provocam a maior desmotivação estão: receio, má definição de objetivos, conflito de valores, dependência de outros, falta de desafios, angústia, solidão, esgotamento, incerteza do futuro. Trabalhe sobre estas causas usando as ferramentas efetivas de coaching (por ex. o TREC) e pare de desperdiçar a sua energia.

Encontre um objetivo

Você sempre está motivado para fazer alguma coisa, mesmo para a preguiça. Pense em objetivos – o que você quer alcançar e faz sistematicamente as seguintes perguntas: Qual o meu objetivo? O que quero alcançar? De que forma tudo isto o que faço me vai aproximar a este objetivo? Onde está o foco de você, está sua energia.

Motive os outros

Segundo os estudos da empresa de consultoria Mercer`s que foi realizado com um grupo de 30.000 funcionários em 17 países, a falta de respeito e de atenção para os problemas atuais e reais junto com a “falsa democracia” (pedir uma opinião quando já se tem tomado uma decisão) são os fatores que mais matam a motivação. Entre os 13 fatores o dinheiro está apenas em 6 lugar! Portanto, invista em habilidades para motivar os outros e ajude-lhes a atingirem os objetivos deles.

Estimule o cérebro

Imagine o que você quer atingir, em voz alta fale a si mesmo com uma voz inspiradora, faça movimentos físicos relacionados com o objetivo para o qual você quer motivar-se (por ex. coloque-se de pé e fale como se você estivesse frente de um público, no caso de você querer se motivar para falar em público), ouça uma música que lhe comove e sinta com todas as forças o alvo da motivação de você. Seu cérebro vai ser cada vez mais estimulado e com mais rapidez alcançará o objetivo.

Use organizadores

Um simples organizador pessoal com calendário e uma lista de coisas para fazer é um atributo de pessoas eficazes. Pela tarde, planeje o que você quer fazer no dia seguinte. Deixe sua lista fechada para não se converter em um viciado no trabalho. Os estudos mostram que é mais fácil realizar os objetivos que foram anotados e o fato de marcar as coisas feitas dá uma sensação de autorrealização, competência e nos aproxima ao objetivo desejado.

Autoria: Mateusz Grzesiak

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *