Que Preço Você Paga Por Ser Uma Pessoa Normal?

Por Elisangela Frontino

Normal é uma das palavras que mais ouço das pessoas em um bate papo informal, com clientes em atendimento……que já se tornou normal.

Quando dizem que alguém ou alguma coisa é normal, o que querem dizer realmente?  O que seria uma pessoa normal?Segundo o dicionário o significado de normal é algo costumeiro, padrão, comum, corriqueiro. Portanto ser normal é se comportar, ser como a maioria julga ser o certo e adequado, sendo assim enquadrados pela normatização. Responder conforme o sistema espera de você. Ora, quando nascemos somos inseridos em um mundo em que “valores”, conceito do que é certo e errado, pode e não pode já estavam aqui.  É mais ou menos assim: Se a maioria faz, diz, se comporta….eu também vou repetir, afinal todo mundo faz. Como a informação mais provável de ser aceita é pela maioria, esta arrasta muitos, então sair disso requer um despertar.

normose-1

Um exemplo que parece ser inocente, mas que na vida prática causa stress é o famoso paradigma: A vida é uma luta. E tem gente que ao falar se sente um herói por ser um lutador, mas em  termos práticos esta pessoa irá vivenciar muita luta em sua vida, pois a vida se torna aquilo que acreditamos.  Um outro fato que tenho observado que é muito “normal” é se medicar para o controle da ansiedade. É normal, é só um remedinho para controlar a minha ansiedade, é normal nos dias de hoje. Sim eu ouço isso.

Então vamos começar aqui a criar uma distinção entre normalidade e natureza. O caminho da normatização é um caminho que infelizmente a maioria trilha e ao trilhar você é obrigado a ser igual a alguma coisa, para ser aprovado, para ser reconhecido pelo sistema, pela sociedade, enfim……

normose-6

E nesse processo que começamos a entrar, é um caminho de distanciamento, que o leva para longe de si mesmo. Vamos nos deformando impondo formas de atuar, de pensar, de sentir que não são próprias da nossa natureza. E nesse processo enquanto vamos perdendo a nossa individualidade quanto indivíduos, nós vamos perdendo a nossa conexão com nosso universo interno.  Então, se nós tomarmos como base que o caminho da normalidade, é um caminho que o leva para um ponto distante de si mesmo, nós temos o caminho da natureza que o leva de volta para si. Evolução não tem nada a ver com alcançar um lugar no firmamento ou num ponto superior de existência. O processo evolutivo de autoconhecimento não é um caminho de ida, é um caminho de volta, de retorno em que você vai mergulhando em sua diferença, para ser cada vez mais si mesmo. E resistir a isso só irá causar desequilíbrio.

normose-5

A maior parte dos seus problemas vividos, não são naturais…..são normais. Quando falo normais, são coisas que você aprendeu baseado em hábitos, julgamentos de valores.  Um exemplo muito comum, “normal”, vivido pela maioria é o indivíduo que de forma inconsciente cria situações difíceis em sua vida para ser aplaudido pela sociedade. Ou seja, quem consegue as coisas na vida de forma fácil tem alguma coisa errada com esta pessoa. Mas, aquele que sofreu sangue, suor e lágrima e alcançou uma posição legal é aplaudido de pé. Esse é “normal” e é merecedor. Ou seja, o difícil é valorizado pelo sistema. Criamos dificuldade para obter promoção social. E a maioria vive assim. Resumindo, de forma inconsciente você passa a maior parte da sua vida fazendo coisas para obter o reconhecimento dos outros, e na maioria das vezes pagando um preço muito alto.

Se você procura ser igual, pensar igual, ter atitudes com as quais a sociedade aprova, sinto muito em dizer…..mas você não vai passar de uma marionete perfeitamente normal e com grandes chances de mais cedo ou mais tarde viver um profundo desequilíbrio interno. Pois, se anular para corresponder ao sistema é passar a vida vivendo sobre os pré julgamentos dos outros.

E o fim de tudo isso você já sabe….

Mas, se você quer ser uma pessoa fora do normal só existe um caminho: O autoconhecimento.

normose-3

Como já dizia o filósofo Sócrates: Conhece-te a ti mesmo.

Namastê!!

One thought on “Que Preço Você Paga Por Ser Uma Pessoa Normal?

  1. Ser temos apenas uma vida porque iremos desperdiça-la, fazendo o que todo mundo faz e consequentemente tendo os mesmos resultados que já sabemos quais são.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *